Wilhelm Reich
Durante a noite Reich espiava a sua mãe e o professor com o qual tinha um caso, fato que acaba contando ao pai. Este, um homem ciumento, passa a atormentar e humilhar a esposa levando-a a cometer suicídio em 29 de setembro de 1910. Morre tempo depois, em 1914, por não suportar a culpa deixando Wilhelm e seu irmão mais novo. Com a chegada da I Guerra Mundial muda-se para Viena.
Após a guerra, presta Direito, mas muda de ideia e vai para a Faculdade de Medicina onde, devido a seu intelecto superior, conclui o curso de 6 anos em apenas 4. Em 1919, ao preparar um seminário sobre sexologia conhece Freud.
Durante a guerra, trabalhava na Policlínica Psicanalítica de Viena que oferecia tratamento gratuito às pessoas que não podiam pagar. A experiência mostrou que era complicado aplicar a Psicanálise no proletariado. Em janeiro de 1929, formou uma sociedade e foram abertas seis novas clínicas de higiene mental com o objetivo de, gratuitamente, orientar as pessoas em questões relativas à, principalmente à criação de filhos, problemas conjugais, métodos contraceptivos, dificuldades sexuais e educação sexual.
Reich acredita que somente uma transformação da sociedade poderia por fim à miséria social, econômica e psíquica. Assim passou a dedicar-se ao estudo das neuroses. Quando Reich se aprofundou nas personalidades neuróticas descreveu-as em três camadas. A primeira é a camada superficial controlada, devoção superficial, “da boca pra fora”; a segunda é o inconsciente freudiano reprimido e a terceira são os impulsos biológicos