Pedagogia
Curso: Licenciatura em Pedagogia C13
Acadêmico: (a) LÍVIA GUIMARÃES NUNES
O PAPEL DA EDUCAÇÃO
A educação tem como objetivo, o homem e o mundo. Através da educação o indivíduo se intera com a sociedade e desenvolve a sua autoestima, o raciocínio crítico e reflexivo dentro e fora da sala de aula, mediante esse tipo de educação libertaria o cidadão se torna um ser consciente da realidade onde ele vive. Em uma sociedade dividida em classes sociais composta por dominantes e dominados excluindo por conta do capital, a maioria da população no que diz respeito ao conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão. A classe dominante filtra informações a partir de seu interesse, á grande massa, tornando-se um sujeito passivo que conduz sua vida acreditando que não deve perde seu tempo em busca de mais educação, seu universo limita-se ao trabalho, casa, TV.
Percebi-se que as pessoas que tiveram pouco acesso a educação, sofrem vários tipos de violência por parte dessa sociedade, elitista. Os aparelhos ideológicos sociais, escola, família, igreja, trabalho, incorpora-se no pensamento e comportamento do individuo de forma inconsciente como se fossem naturais. É papel da educação, possibilitar através dela as capacidades de aprendizagem, e desenvolvimento do raciocínio crítico, a criatividade e ação no que diz respeito á transformação social. A visão de Mundo do individual torna-se mais crítica podendo analisar e modificar sua realidade.
A educação libertária instiga á se ter vontade de aprender, de maneira significativa, de forma que se sinta parte daquilo que está aprendendo, sendo um cidadão ativo. É preciso que o educando perca o receio de se colocar diante do mundo, de expressar suas necessidades e indignações, fazendo um resgate social lendo e relendo o seu próprio história, exercendo assim a verdadeira cidadania. Só a educação nos levara a tanto. A relação educação e sociedade, esta relacionada a educação e economia e estado. O