Resumo do texto marxismo e educação de ivo tonet
MARXISMO E EDUCAÇÃO
Ivo Tonet٭
1. Introdução
Antes de mais nada vale observar que não pretendemos nos referir ao conjunto do que a tradição marxista produziu a respeito da educação. Isso é muito amplo e variado, o que impossibilitaria uma abordagem em tão pouco espaço e nem seríamos nós capacitados a realizar essa empreitada. Nem sequer é nossa intenção rastrear o que
Marx disse a esse respeito. Nosso objetivo é sinalizar uma determinada abordagem do fenômeno da educação a partir do ponto de vista de Marx. Trata-se, pois, em primeiro lugar, de esclarecer qual seja esse ponto de vista.
A busca pela compreensão marxiana da questão da educação pode seguir dois caminhos. O primeiro: considerando que Marx não escreveu nenhuma obra específica sobre a questão da educação, tratar-se-ia de rastrear, nas suas obras, as passagens em que ele se refere a esta problemática. O segundo: buscar, em primeiro lugar, a arquitetura mais geral do pensamento de Marx, para, em seguida, apreender o sentido da atividade educativa no interior desse quadro arquitetônico. Como essa arquitetura mais geral significa uma teoria geral do ser social, esse caminho implicaria, em primeiro lugar, a resposta à pergunta pela natureza geral e essencial do ser social. Só num segundo momento é que se buscaria a resposta acerca da natureza da educação.
A maioria dos autores segue o primeiro caminho, que parece o mais óbvio.
Nada parece mais razoável do que partir do que o próprio autor disse, mesmo que isso não represente uma reflexão específica e acabada sobre o tema.
No entanto, esse caminho apresenta um sério inconveniente. Trata-se dos problemas causados pelas várias interpretações do pensamento de Marx. Como encontrar o sentido o mais fidedigno possível das afirmações de Marx? Sabe-se que a obra desse autor deu origem a várias interpretações desde a sua elaboração até os dias atuais. E que essas interpretações fazem “escola”, ou seja, sinalizam um caminho ao
٭