pra um estudo psicologico das virtudes morais
Curso: Direito Primeiro período
Psicologia 1
1) Explique porque as virtudes são um tema universal,mas também variam segundo as diferenças culturais
R= As virtudes remetem-nós a dimensões universais pois essencialmente humanas a saber:qualidade atribuída a pessoa,valor desejável e admirável,leitura ética da personalidade ,não existe cultura alguma que características como a coragem,fidelidade,prudência,e outros não sejam identificadas,nomeadas e apreciadas,porém cada característica dessas devem podem receber tratamento diferente em momentos históricos ,e culturas,como exemplo:o que era visto como coragem pelo cavaleiro feudal (arriscar-se em duelos)pode ser visto como temeridade a falta de humildade para um pai de família contemporâneo.Cada cultura em geral e cada indivíduo em particular sentem a necessidade de pensar e julgar tais características humanas que respondem pelo nome virtude.
2) Como podemos definir virtudes?Por que Aristóteles separava virtudes morais e virtudes intelectuais?
R=Podemos definir virtudes como qualidade própria para que se produza certos efeitos, característica,propriedade; Aristóteles faz uma distinção entre virtudes intelectuais (como a inteligência)é aquela que nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem e da educação.E as virtudes morais (como a generosidade e a temperança) o conceito de caráter correspondem a tais virtudes morais.
3) Por que Aristóteles e Turiel defendem que a justiça é uma das principais virtudes senão a única virtude?
R= A única virtude que realmente merecia o referido adjetivo seria a justiça como dizia Aristóteles, ela e sempre boa. Nela forma o conteúdo fundem-se. Turiel seguindo o mesmo pensamento sobre justiça define o domínio moral como referente à justiça e com regras que são julgadas como universais, pois correspondem a direitos de toda e qualquer pessoa.