quando
1074 palavras
5 páginas
CENTRO BATISTA DE EDUCAÇÃO, SERVIÇO E PESQUISA.Avaliação Final – Filosofia Geral e da Religião
NOME: Erocildo Soares Rodrigues
POLO/CIDADE: Rio Grande
CURSO: ( x ) SUPERIOR ( ) MÉDIO
1. O que você entende por Filosofia, e o que ela pode acrescentar no estudo de Teologia?
È, pois, partindo da noção de Deus como que serão acolhidos, no contexto cristão, por exemplo, os conceitos de participação e analogia, os quais explicarão como do uno pode proceder o múltiplo. As divergências começarão antes, quando cada um começar a definir o que é o ser. Este estudo alia-se ao conhecimento propicio para continuar um estudo minucioso diante muitas correntes filosóficas que colaboraram muito para a nossa vida cristã, pessoal e moral. A filosofia, sendo ela amiga do saber, o conduzira na formação de seus conceitos religiosos, morais e éticos, sobretudo, lhe fornecendo uma direção única, que somente os sábios a podem acontecer “ o conhecer de si mesmo” (f. apostila) 2. Quais são os principais períodos do Pensamento Grego? Comente sobre a importância do último período para o Cristianismo.
Período- pre- socrático (sec.Vll- V A.C)- Problemas cronológicos.
Período naturalista- pre socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza.
Período Socrático (séc.IV a.C ) – Problemas metafísicos. Período Sistemático ou Antropológico. O período mais importante da história do pensamento grego (Socrátes, Platão, Aristóteles) em que o interesse pela natureza é integrado com interesse pelo espirito e são construídos os maiores sistemas filosóficos, culminando com Aristóteles.
Período pós Socrático(séc IV a.C- VI a.C) problemas morais, Período Ètico em que o interesse filosófico é voltado para os problemas morais, decaindo, entretanto a metafísica.
Período Religioso – Assim chamado pela importância dada a religião, para resolver o problema da vida, que a razão não resolve integralmente. O primeiro período é de