Platão
Teoria Econômica e Direito –
Platão e o pensamento econômico
2014
Introdução
O filósofo grego Platão, juntamente com seu mentor Sócrates e seu pupilo Aristóteles, é amplamente considerado como tendo um grande efeito no pensamento moderno nas questões políticas, econômicas e científicas. Sua influência é drástica, especialmente quando se leva em conta que ele viveu há mais de dois mil anos atrás e que continua influenciando filósofos e economistas hoje em dia.
Nesse trabalho trataremos como Platão dividiu a Sociedade em busca de uma República Ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça.
Platão dividi a Sociedade em busca de uma República Ideal -
No livro A República, Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Para Platão, uma cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções.
Platão propôs uma divisão na sociedade em três principais classes correspondentes às funções da alma.
Essas foram dividas em: O Elemento Apetitoso, o Elemento Corajoso e o Elemento Racional.
Elemento Apetitoso:
A primeira classe seria representada pelo elemento apetitoso, formada pela classe mais baixa composta por lavradores, comerciantes, navegantes e artesãos. A sua função seria a produção e a distribuição dos bens materiais para a manutenção da vida na cidade. Essa classe poderia possuir bens particulares e construir famílias.
Elemento Corajoso:
A segunda classe, formada pelo elemento coragem seria composta pelos soldados ou militares. Sua missão seria a proteção da cidade. A essa classe deveria dar uma educação especial, e dela, sairiam por um processo de seleção, os membros da terceira classe, destinados a exercer as funções de governo.
Elemento Racional:
A terceira classe compreenderia o elemento racional, e seria composta por uma aristocracia que, devido a sua aptidão para a filosofia,