Platão
A FILOSOFIA DE PLATÃO
Nome do(a) aluno(a): Fernanda
Ano: 7º MB
Patos de Minas, Novembro 2011
Introdução
O trabalho sobre a filosofia de Platão tem por objetivo descrever a sua trajetória de vida, seu pensamento e suas atitudes. Foi discípulo de Sócrates que o conduziu no caminho da sabedoria. Platão nasceu numa família rica e de governantes e, deveria seguir o curso natural da influência política da sua família, no entanto ele começou a traçar idéias novas para concepção política, do ser humano e da justiça. Ele defendia a idéia de um mundo inteligível e um mundo sensível, onde o inteligível era imutável em sua própria natureza e o sensível poderia ganhar várias formas dependendo das idéias.
Platão se preocupava com o homem corpo e alma, com a política existente na época. Ele não se preocupava com a forma física e sim com a essência do conhecimento e a verdade essencial das coisas.
A importância de Platão para o mundo foi a sua grande influência nas ciências e na cultura ocidental.
1. A vida do pensador
Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu em Atenas, em 427 a.C., seus pais eram aristocráticos e abastados, ricos e envolvidos com a política. Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Ainda jovem, tornou-se discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante oito anos, iniciando-se na filosofia. Depois da morte de seu mestre/amigo, Platão, desiludido com a democracia ateniense, viaja para outras cidades da Grécia, Egito e sul da Itália, e começa a escrever. Em 387 a.C., fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte. No início, Dionísio deu liberdade para Platão se expressar,