Platão
Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
PLATÃO
Caio Henrique Lima Abraão, R.A: 611710, aluno do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) São João da Boa Vista – SP, cursando 1º Módulo de licenciatura em Matemática. Artigo da matéria História da Ciência, Profº Odair.
São João da Boa Vista, SP
Abril, 2014
Resumo
Platão (428-348 a.C), seu nome verdadeiro era Aristocles, Platão era um apelido que fazia referências, com seu corpo de atleta e caracteriscas física, como porte de atleta com ombros largos, e por sua capacidade intelectual por diferentes temas. Platão foi um filósofo e matemático clássico da grécia Antiga, foi autor de diversos diálogos filosóficos, e junto com Sócrates e seu aprendiz Aristóteles fundaram a primera instituição de educação superior do mundo ocidental. Palavras – chaves:
Platão
Sócrates
Pitagoras
DESENVOLVIMENTO
A sofisticação de Platão como escritor vem em evidência em seus diálogos socráticos; 35 diálogos, 13 cartas são creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos tenham colocado em dúvida a autenticidade de algumas obras de Platão. Embora não exista qualquer dúvida de que Platão lecionava em sua própria academia, como pedagogo de seus diálogos. Os diálogos do periodo de Platão eram usados como ferramentas de ensino, como filosofia, lógica, retórica, matemática, etc. Platão foi a ruína da filosofia? Muito pensadores modernos querem nos fazer acreditar que Platão foi a ruína de seu periodo, de acordo tanto com Nietsche quanto com Heidegger, a filosofia jamaias se recuperou das ideias de Sócrates e Platão no século V a.C, acreditava-se que no periodo de Platão/Sócrates a filosofia ao que pareceu se perdeu. De que maneira, então, Sócrates e Platão arruinaram a filosofia antes que ela tivesse propriamente começado?