Platão
Vida
Platão nasceu em Atenas , provavelmente em 427/428 a.C.14 , no sétimo dia do mês Thargêliốn15 ), cerca de um ano após a morte do estadista Péricles , e morreu em 348 a.C.14 (no primeiro ano da 108a Olimpíada16 ).
A mãe de Platão era Perictione, cuja família se gabava de um relacionamento com o famoso ateniense legislador e poeta lírico Sólon. Perictione era irmã de Cármides e sobrinha de Crítias, ambas as figuras proeminentes na época da Tirania dos Trinta, a breve oligarquia, que se seguiu sobre o colapso de Atenas no final da Guerra do Peloponeso (404–403 BC). Além do próprio Platão, Aristão e Perictione tiveram outros três filhos, estes foram Adimanto e Glaucão, e uma filha Potone, a mãe de Espeusipo (então o sobrinho e sucessor de Platão como chefe de sua Academia filosófica). De acordo com A República, Adimanto e Glaucão eram mais velhos que Platão.No entanto, nas suas Memorabilia, Xenofonte apresenta Glaucão como sendo mais jovem do que Platão.
A data tradicional do nascimento de Platão (428/427) é baseada em uma interpretação dúbia de Diógenes Laércio que diz "Quando Sócrates foi embora, Platão se juntou a Crátilo e Hermógenes, que filosofou a maneira de Parmênides. Então, aos vinte e oito anos, Hermodoro diz, Platão foi para Euclides em Megara." .Em sua Sétima Carta, Platão observa que a sua idade coincidiu com a tomada do poder pelos Trinta Tiranos, comentando: "Mas um jovem com idade inferior a vinte seria