A GESTÃO EDUCACIONAL E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
Centro De Educação
Curso De Pedagogia
Profª Maria Edlene Cavalcanti
Cinthya Maria De Oliveira
A GESTÃO EDUCACIONAL E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
Maceió
2014
A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E LUGAR DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR
A escola tem sido um objeto de estudo no campo da ciência da educação. É preciso explicar sua analise não apenas pela área cultural, mas pelas estratégias de modernização e de busca de eficácia do sistema educativo.
As estratégias que as escolas necessitam são: maior poder de decisão e autonomia. É importante saber que as escolas são espaço de construção de conhecimento, valorização da vida e que funciona através de uma gestão escolar.
Existem duas maneiras de ver a gestão centrada na escola. Dentro do neoliberalismo a escola é vista como produtora de conhecimento e liberar o Estado de algumas responsabilidades, e cabe a comunidade e as escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais. Na visão sociocritica a valorização do profissional e o interesse público dos serviços educacionais, sem tirar o Estado de suas obrigações. O professor tem poder de decisão sobre seu trabalho, aprender mais sobre sua profissão dentro da escola.
O texto exemplifica como a organização da escola se mostra através da prática educativa. Vejamos alguns exemplos: o estilo de gestão adotado pela direção influencia as interações entre as pessoas determinando as mais variadas práticas e forma de relacionamento. O atendimento que a secretaria da escola dá aos pais pode ser atencioso ou mal-educado, grosseiro ou delicado, respeitoso ou desrespeitoso. A preparação e distribuição da merenda pela merendeira envolvem atitudes e modos de agir que podem influenciar a educação das crianças de forma positiva e negativa. As reuniões pedagógicas coordenadas pelo diretor ou pelo coordenador pedagógico podem ser um espaço de participação de