Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
AS P R ÁT I C AS NE O L I BE R AI S
Au to ra: Luciene Maria d e Souza
Douto rand a em Educação – UFU lucienesociais@ yahoo .com.br
Co au to r: Pro f. Dr.Carlo s Alberto Lu cena UF U carlo sluc@faced.ufu.br
Este texto é resultado d e estudos sobre Estad o e Políticas Púb licas
Educacio nais no contexto da reestruturação p rodutiva do capital. Esta análise p ossui entre ou tros d esafio s o intuito de destacar alguns argu mentos em torno do caráter qu e assu me o pro jeto neo lib eral d iante d o contexto de crise do capitalismo monopolista em relação à reforma do Estado e suas influ ências no campo d as políticas púb licas educacionais. Tend o como pressuposto teó rico metodo lógico os p rincíp io s do materialismo histórico d ialético problematizamos a Refo rma do Estado que ocorreu a partir d e u m pro jeto neoliberal de mundo p au tado s em idéias mercad oló gicas q ue salientam a importância d a liberdade individu al e a necessidade de restrição d as intervenções do
Estado nas po líticas púb licas ed ucacionais. Dessa forma, consideramo s p ertinente a discussão no sentid o de problematizar como as p ráticas neoliberais têm influ enciado essas catego rias no s ú ltimo s anos. Abordamos p rimeiramente o contexto histórico e o s principais exp oentes do neoliberalismo e em segu id a apresentamo s os reflexos d essas práticas nas po líticas p úblicas edu cacio nais.
Um b a la n ço d o E st a d o Neolib er a l
O d eno minado neo lib eralismo reinventa o liberalismo clássico, po rém co m uma nova roupagem dada às diferenças d o momento histórico em qu e é reto mado.
Segu nd o Azeved o (1997), as raízes d a corrente neo lib eral