Políticas publicas neoliberias
POLÍTICAS PÚBLICAS
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS NEOLIBERIAS
Andirá
2011
FAFIPA – FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ
POLÍTICAS PÚBLICAS
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS NEOLIBERIAS
Direito e Legislação Educacional do Ensino Superior e LDBEN, do Curso de: Especialização em Docência do Ensino Superior da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Ministrado pelo professor – mestre Gustavo Cabrera Alvarez.
Realizado pelo aluno: Maristela Szarnobay
ANDIRÁ
2011
RESUMO
Este estudo tem como objetivo o estudo da trajetória político educacional, procurando estabelecer relações entre ideologias políticas pertinentes a cada momento histórico e seus reflexos na educação, assim como estabelecer um quadro panorâmico da educação.
Ao contrário do que apregoava o liberalismo clássico, onde objetivava o indivíduo como ser liberto de opiniões, o neoliberalismo tratou o indivíduo como consumidor.
Tornando assim a educação algo mercadológico e pertinente a iniciativa privada, que geraria uma maior exclusão das classes mais desfavorecidas.
O crescente numero de candidatos ao nível universitária e a pouca ou nenhuma melhoria da qualidade da educação pública vem gerando problemas de ordem sociocultural e levando a resoluções emergenciais e de pouca valia real, a criação de cotas gera um desconforto geral a sociedade, e não realizando as mudanças necessárias para a igualdade social do povo brasileiro.
.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 05
2. NEOLIBERALISMO ...................................................................................... 06
2.1 BALANÇO DO ESTADO LIBERAL 08
3. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E NEOLIBERALISMO ............... 11
4. CONSIDERAÇÕES