EVOLU O DAS INSTITUI ES E DO PENSAMENTO POL TICO RESUMO
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
Daniel Ubirajara do Vale
RA: 8827387726
1º SEMESTRE – TURMA A – SALA 51
RESUMO DOS CAPÍTULOS 23 AO 29
DO PLT TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
DE
CLÁUDIO DE CICCO E ALVARO DE AZEVEDO
PROFESSORA: PAULA TIMM
CIÊNCIA POLÍTICA
EVOLUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DO PENSAMENTO POLÍTICO
Conceito de Política e Ciência Política:
Podemos definir a ciência como sendo “um conjunto organizado de conhecimentos, que se desenvolve no domínio de concreto e experimental, baseando na observação da realidade”. Os elementos históricos que a humanidade denota mostra que o termo “ciência política” surgiu com o pensamento de Nicolau Maquiavel, mas também a de se considerar que o pensamento político teve seus precursores que serão comentados nos próximos capítulos. Chamamos de ciência política o estudo do Governo do Estado no aspecto teórico ou doutrinário, buscando analisar a realidade social e histórica, bem como seu funcionamento.
Distinção e aproximação da Ciência, da Filosofia e da Política:
A filosofia pode ser vista, sob alguns aspectos, muito ligada à política, possibilitando, aliás, o surgimento do termo filosofia política.
Mas cabe uma dúvida: qual a diferença entre filosofia política e ciência política? Em apertadas sínteses, podemos dizer que a ciência política se vale de análises que partem do real, e, de maneira ordenada, visa a propor técnicas de governo, ao passo que a filosofia política visa a determinar um estado perfeito, algo idealizado, muito provavelmente que não existe ou que nunca foi verificado pela humanidade, mas que serve como paradigma para julgar qualquer forma de governo concreta.
Objetivo:
O objetivo da ciência política é fornecer uma visão clara do que seja um bom governo, que promova o bem comum. Mesmo que a análise da história tenhamos um mau governo retratado, é a ciência política que apresentará críticas e modelos que devam ser seguidos a fim de buscar o já citado bem