Capitalismo
Estabelecimentos bancários, cartões de credito, talões de cheque, aplicações financeiras, mercados de capitais, cotação das Bolsas de Valores, do dólar, do ouro...Quem ainda não utilizou esses termos, extremamente comuns no cotidiano das pessoas, na verdade são partes essenciais para o funcionamento do sistema econômico e social que rege o mundo de hoje: o sistema capitalista.
Como funciona o capitalismo
Tem como o principal objetivo o lucro.
Baseia-se na propriedade privada dos meios de produção.
Tem no dinheiro ou similares (cartões de crédito, cheque) o seu principal meio de troca.
Funciona conforme a lei da oferta e da procura-economia de mercado.
Nas relações trabalhistas predomina o trabalho assalariado. O trabalhador "vende" sua força de trabalho aos donos dos meios de produção, recebendo um salário, enquanto o proprietário fica com os lucros.
No sistema capitalista, a sociedade é baseada na divisão de classes.
O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo (Ásia, África, América, Oceania), que estavam sendo incorporados à economia mundial. Seus principais mecanismos foram sendo alterados para se adaptar às novas formas de relações políticas e econômicas estabelecidas entre as nações ao longo do tempo.
Para entender melhor a evolução do capitalismo, vamos considerar três fases principais nesse processso:
1°fase: capitalismo comercial ou pré-capitalismo;
2°fase: capitalismo industrial;
3°fase capitalismo financeiro ou monopolista.
As duas primeiras fases são caracterizadas pelas relações entre colônia e metrópoles, que praticamente estabeleceram as relações ecônomicas as econômicas do capitalismo monopolista.
A divisão