Capitalismo
Introdução
O capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção e as mercadorias são predominantemente de propriedade privada. Seu objetivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas. É dividido entre burgueses, que são os proprietários desses meios produtivos (os patrões); e os proletários, que são os trabalhadores da cidade e do campo que vivem à custa de seus salários (empregados). Além dos lúmpen proletários, conhecidos hoje como mendigos (desempregados).
Origem
A origem se deu na Europa por volta dos séculos XIII e XIV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Conhecida também como burguesia, esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais. Surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Os ideais embrionários do sistema capitalista são o lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios. Capitalismo foi dividido em três fases: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital; Capitalismo Industrial, maquinas faziam o trabalho dos artesãos; e por fim o Capitalismo Monopolista-Financeiro esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento.
Defensores
John Maynard Keynes defensor da política de intervenção estatal numa economia oligopolizada, que acaba favorecendo o grande capital, tambem conhecida como keynesianismo, foi um os grandes defensores do capitalismo. (pesquisar mais)
Locais adeptos
O capitalismo abrange cerca de 16% da população mundial, os Estados Unidos, Canadá, Japão, Israel, Austrália, Nova Zelândia e os países da Europa Ocidental, são países super industrializados. (pesquisar mais)
SOCIALISMO
Introdução
Surgiu para atender aos interesses do proletariado, que por sua vez,