reltori

742 palavras 3 páginas
ANTONIO FERNANDO VASCONCELOS CAVALCANTE BRAGA

ESTUDO DO PETRÓLEO

Minas Gerais/2010

1 Petróleo e suas definições

O petróleo é definido genericamente como uma mistura liquida de compostos orgânicos e inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos. Também pode ser definido de acordo com a ASTM (American Society forTesting and Materials), como sendo uma mistura de ocorrência natural, consistindo predominantemente de hidrocarbonetos e derivados orgânicos sulfurados e nitrogenados ou oxigenados o qual é ou pode ser removido da terra no estado líquido.

1.1 Origem

Possui um processo de formação espontâneo, é encontrado em muitos lugares da crosta terrestre e em grande quantidade. Principalmente nas rochas de bacias sedimentares e originada da decomposição de matéria orgânica depositada no fundo de mares e lagos que sofreu transformações químicas pela ação de temperatura, pressão, pouca oxigenação e bactérias.

1.2 Extração

Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. Devido A pressão que possui gases componentes do petróleo. Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.

1.3 Transporte

O transporte é feito em embarcações, caminhões, vagões, navios – tanque ou tubulações (oleodutos ou gasodutos) aos terminais ou refinarias de óleo ou gás. Existe o transporte de produção marítima e o de produção terrestre que o primeiro é

Relacionados

  • Reltori
    5131 palavras | 21 páginas