Teoria das relações humanas
Slide 2: O QUE É: na parte que fala da queda da bolsa de valores, citar: “Queda que originou a Grande Depressão ou Crise de 1929”.
Slide 4: O trabalhador passou a ser visto como “homo social”, aquele que participa do seu meio de trabalho diretamente ou indiretamente sem ser visto apenas como uma máquina.
Slide 5: EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE: falar quem foi Elton Mayo; um dos fundadores do método sociologia industrial.
Expor como ele realizou esse teste: O primeiro teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porém, foi encontrada uma variável difícil de ser isolado, o fator psicológico dos trabalhadores. Por conta desse fator mudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança (ex: lanches, intervalos, mudança nos incentivos e nos horários de trabalho).
Slide 6: CONCLUSÃO DOS TESTES
Tópico 1: é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e eficiência; quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior será a disposição de produzir
Tópico 2: Os trabalhadores não agem ou reagem individualmente, mas como membros de um grupo. Amizade e agrupamento social devem ser considerados aspectos relevantes para a gestão.
Tópico 3: As pessoas são motivadas pela necessidade de “reconhecimento”, de “aprovação social” e “participação”. A motivação económica é secundária na determinação da produção do empregado
Tópico 4: definem as regras de comportamento, as formas de recompensa ou sanções sociais, punições, objectivos, escala de valores sociais, as crenças e expectativas, que cada participante vai assimilando
Tópico 5: Como é o contato (ações e atitudes) no grupo de pessoas.
Tópico 6: Enorme influência na moral do trabalhador, trabalhos repetitivos tendem a se tornar monótonos o que pode reduzir sua eficiência.
Tópico 7: é a preocupação com as emoções e sentimentos dos funcionários.
Slide 9: