Questões auto da barca (consulta)
Considere a seguinte relação de obras: Auto da barca do inferno, Memórias de um sargento de milícias, Dom Casmurro e Capitães da areia. Entre elas, indique as duas que, de modo mais visível, apresentam intenção de doutrinar, ou seja, o propósito de transmitir princípios e diretivas que integram doutrinas determinadas.
Divida sua resposta em duas partes: a), para a primeira obra escolhida e b), para a segunda obra escolhida, conforme já vem indicado na respectiva página de respostas. Justifique sucintamente cada uma de suas escolhas.
FUVEST 2007
E chegando à barca da glória, diz ao Anjo:
Brísida: Barqueiro, mano, meus olhos, prancha a Brísida Vaz!
Anjo. Eu não sei quem te cá traz...
Brísida: Peço-vo-lo de giolhos! Cuidais que trago piolhos, anjo de Deus, minha rosa? Eu sou Brísida, a preciosa, que dava as môças aos molhos. A que criava as meninas para os cônegos da Sé... Passai-me, por vossa fé, meu amor, minhas boninas, olhos de perlinhas finas!
(...)
Gil Vicente, Auto da barca do inferno. (Texto fixado por S. Spina)
a) No excerto, a maneira de tratar o Anjo, empregada por Brísida Vaz, relaciona-se à atividade que ela exercera em vida? Explique resumidamente.
b) No excerto, o tratamento que Brísida Vaz dispensa ao Anjo é adequado à obtenção do que ela deseja . isto é, levar o Anjo a permitir que ela embarque? Por quê?
Unicamp 2009
Na seguinte cena do Auto da Barca do Inferno, o Corregedor e o Procurador dirigem-se à Barca da Glória, depois de se recusarem a entrar na Barca do Inferno:
Corregedor Ó arrais dos gloriosos, passai-nos neste batel!
Anjo Ó pragas pera papel, pera: para pera as almas odiosos! Como vindes preciosos, sendo filhos da ciência!
Corregedor Ó! habeatis clemência habeatis: tende e passai-nos como vossos!
Joane (Parvo) Hou, homens dos breviairos, homens