O brasl possui um sistema de ensino
O Brasil ainda não possui um sistema nacional de educação, pois há falta de articulação entre os vários sistemas de ensino existentes nas esferas administrativas.
Saviani apresenta quatro hipóteses para a falta de sistema de ensino. A primeira é que a estrutura da sociedade de classes dificulta uma práxis intencional coletiva, a segunda consiste na existência de diferentes grupos em conflito, os quais obstaculizam a definição de objetivos, a terceira hipótese significa a importação da cultura de outros países e a quarta hipótese é a insuficiência teórica dos educadores.
Um sistema supõe um conjunto de elementos, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constitui um todo.
Além da articulação entre os elementos de um mesmo sistema, estes articulam-se com outros sistemas existentes na sociedade, como o político, o econômico, o cultural, o religioso, o jurídico, etc.
Para a construção de organização e de desenvolvimento de um sistema, é preciso destacar os aspectos estáticos, harmoniosos da organização e salientar o caráter dinâmico, as possibilidades de mudanças existentes nos sistemas.
Como Gadotti observa, a forma que aceita a adaptação, a ordem, o equilíbrio, baseia-se na teoria funcionalista, cujo principio é a ausência de conflitos.
As relações dinâmicas ou adaptativas, abertas ou fechadas, ocorrem não só internamente aos sistemas, mas também externamente, na relação de um sistema com outro.
Para a construção do sistema educacional, Saviani aponta três condições básicas: o conhecimento dos problemas educacionais de determinada situação histórico geográfica, o conhecimento das estruturas da realidade e uma teoria da educação
Devem conhecer os problemas, as estruturas da realidade, para não se satisfazer com atividades assistemáticas, mas agir sobre elas, a fim de solucionar os problemas