Ensaio torcao
ENSAIO SOBRE TORÇÃO
Trabalho apresentado para o Curso Técnico em Eletromecânica do SENAI – Londrina, da disciplina de Tecnologia Mecânica, ministrado pelo Professor Pedro.
Londrina-PR
Junho, 2010
sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1.
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que o ensaio de torção é um processo relativamente simples, que tem como resultado principal, o fornecimento de dados importantes sobre as propriedades mecânicas do material. É um método que não necessita de cálculos muito elaborados e que de uma maneira pratica demonstra os limites do corpo a ser analisado, sendo muito utilizado em controles de qualidade, e pesquisas especificas na engenharia. Um dos objetivos desse processo é testar a fase elástica, plástica, e o ponto de ruptura do corpo de prova, podendo assim, definir melhor seus limites, sua aplicação, ou até redimensionando melhor a peça, de acordo com a aplicação.
DESENVOLVIMENTO
O ensaio sobre torção.
O ensaio é o teste realizado para definir os limites de elasticidade, plasticidade e ruptura, nos quais um corpo poderá submeter-se em determinada situação, esse processo resume-se em aplicar uma carga em uma das extremidades do corpo através de um torquimetro ou um equipamento desenvolvido especificamente para essa função.
A importância do ensaio de torção.
Os ensaios são necessários para evitar deformações, desgaste excessivo, ruptura e possíveis acidentes durante sua utilização. Em materiais de ligação como parafusos, brocas, chapas, ou em eixos de transmissão como eixos arvore, cardans, eixos de transmissão de veículos, entre outros, esse processo é imprescindível para seu bom funcionamento. Um produto que sai de um processo de fabricação sem