relatório de ensaios destrutivos de torção e dobramento
1) Objetivo
O método de ensaio de dobramento tem como objetivo determinar um índice comparativo de ductilidade dos arames, ou seja, a capacidade do arame de sofrer deformação elástica antes de romper. Já o ensaio destrutivo de torção tem como objetivo determinar o índice comparativo de ductilidade e o índice de homogeinidade.
2) Equipamentos Utilizados
Os materiais utilizados na experiência foram:
1 máquina para dobramento de arames
1 máquina para torção de arames
4 arames sendo dois de alumínio e dois de aço
1 Chave fixa número 16
3) Descrição do corpo de prova
No decorrer do experimento foram utilizados quatro corpos de prova, que possuíam formato cilíndrico e com espessura não muito grande. Dois eram compostos do material aço 1020, enquanto os demais eram de alumínio, a seguir será apresentado os materiais com suas respectivas características:
Tabela 1: Diâmetros dos corpos de prova
Corpo de prova
Ø arame (mm)
Alumínio
2,66
Alumínio
2,4
Aço
3,44
Aço
3,3
Fonte: Autor
A seguir serão colocadas fotos referentes aos corpos de prova, para melhor visualização dos mesmos.
Figura 1: corpo de prova aço 1020
Fonte: Autor
Figura 2: corpo de prova alumínio
Fonte: Autor
4) Procedimento de Ensaio
O experimento iniciou-se com o ensaio destrutivo de dobramento de arame. Primeiro, mediu-se o diâmetro do corpo de prova e em seguida, posicionou-se uma das extremidades do arame dentro da máquina de dobramento. Logo após, dobrou-se o corpo de prova para frente e para trás, em uma velocidade uniforme e segundo o ângulo total de dobramento de 180 graus. Sendo que cada movimento de 90 graus é considerado um dobramento. Quando o objeto de teste rompeu-se, foi marcado quantos dobramentos foram realizados até a ruptura. O experimento repetiu-se para mais três materiais.
Em um segundo momento foi realizado o ensaio destrutivo de torção de arames, que consistiu em fixar o corpo