ensaio de dobramento
Programa Interdisciplinar – PI
Ensaios mecânicos
Processos de dobramento
Processos de dobramento
Relatório apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção da nota final no Programa Interdisciplinar do Curso de Engenharia Mecânica.
Tema: Ensaios mecânicos.
Coronel Fabriciano, 16 de Abril 2014.
RESUMO
Os ensaios mecânicos dos materiais são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas técnicas. Realizar em ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites estremos de solicitação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Os ensaios podem ser realizados na propra oficina ou em ambientes especialmente equipados para essa finalidade: os laboratórios de ensaios.
Os ensaios fornecem resultados gerais, que são aplicados a diversos casos, e devem poder ser repetidos em qualquer local que apresente as condições adequadas.
Existem vários critérios para classificar os ensaios mecânicos. A classificação que adotaremos agrupa os ensaios em dois blocos:
Ensaios destrutivos;
Ensaios não destrutivos.
Ensaios destrutivos são aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.
Os ensaios destrutivos são:
Tração
Compressão
Cisalhamento
Dobramento
Flexão
Embutimento
Torção
Dureza
Fluência
Fadiga
Impacto
Ensaios não destrutivos são aqueles que após sua realização deixam nenhuma marca ou sinal e, por consequência, nunca inutilizam a peça ou corpo de prova. Por essa razão, podem ser usados para detectar falhas em produtos acabados e semiacabados.
Os