biologia
ASPECTOS RELEVANTES
Mateus Luís Moreira1
Renato Eugênio da Silva Diniz2
Resumo:
A relevância das atividades experimentais no ensino das ciências é praticamente inquestionável. Deve-se, independentemente do local onde essas atividades são desenvolvidas, primar por condições de trabalho que resultem em um aprendizado significativo. Este trabalho objetivou organizar um laboratório de Biologia e propor condições básicas de infra-estrutura e segurança. A situação na qual o laboratório se encontrava, com utensílios em quantidades exageradas, mostra uma provável falta de conhecimento e de planejamento, de modo que materiais são adquiridos sem que haja necessidade. Depois da organização, alguns experimentos foram realizados e após a avaliação das atividades confeccionou-se uma proposta de organização e de utilização para um laboratório de Biologia. É necessário que todos se mobilizem para restabelecer e aperfeiçoar laboratórios, com a finalidade de proporcionar um ensino com qualidade.
Palavras-chave: Laboratório de Biologia, organização, Ensino Médio, experimentos.
1. INTRODUÇÃO
Receita de bolo! Essa expressão já foi ouvida por muitos de nós como uma alusão ao modo com que as atividades experimentais são desenvolvidas freqüentemente nas escolas. Tal
“método” contribui muito pouco para um processo efetivo de aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades dos alunos, como a percepção e o questionamento.
É nesse contexto e visando mudar a situação que os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) de Ciências Naturais evidenciam alguns tópicos relevantes e imprescindíveis para uma boa atividade experimental. Segundo esse documento (Brasil, 1998, p. 122):
...é muito importante que as atividades não se limitem a nomeações e manipulações de vidrarias e reagentes, fora do contexto experimental. É fundamental que as atividades práticas tenham garantido o espaço de reflexão,