Ensaio de dobramento
CURSOS DE ENGENHARIA
Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica
PROCEDIMENTO PRÁTICA DE ENSAIOS
Disciplina: Ensaio dos Materiais
Código: EM25MC
Sala : J007
Profª Maria Nalu Verona
Prática:
Ensaio de Dobramento
Objetivo:
Pré-determinar uma carga para que ocorra o dobramento antes que prejudique outros equipamentos.
Materiais:
Máquina Universal de Ensaios – EMIC
Corpos de provas a serem analisados.
Paquímetro e Transferidor
Normas de segurança: Seguir os procedimentos de segurança do Laboratório de Materiais
Introdução:
O ensaio de dobramento fornece uma indicação qualitativa da ductilidade do material. Por ser um ensaio de realização muito simples, ele é largamente utilizado nas indústrias e laboratórios, constando mesmo nas especificações de todos os países onde são exigidos requisitos de ductilidade para um certo material. O ensaio de dobramento comum não determina nenhum valor numérico, havendo porém variação do ensaio que permite obter valores de certas propriedades mecânicas do material.
Pesquisa Bibliografia:
O ensaio de dobramento fornece uma indicação qualitativa da ductilidade do material. Por ser um ensaio de realização muito simples ele é largamente utilizado nas indústrias e laboratórios, constando mesmo de especificações de todos os países, onde são exigidos requisitos de ductilidade para um certo material.
O ensaio caracteriza-se através de um esforço de flexão no corpo de prova, qualitativamente a ductilidade do material, e nos casos de ensaio de dobramento de juntas soldadas, este ensaio evidência ainda a presença de defeitos de soldagens, sendo os mais comuns a falta de fusão, inclusões metálicas e não metálicas e poros.
É de simples execução, podendo ser realizado em campo sem a necessidade de equipamentos especiais.
No ensaio, um corpo de prova de seção qualquer (circular, quadrada, retangular) é assentado entre dois apoios afastados a