capas
A Capa Comics é um coletivo de histórias em quadrinhos da Baixada Fluminense formado em 2013. O grupo inspirou seu nome no lendário Tenório Cavalcanti, mais conhecido como o Homem da Capa Preta, que no cinema, foi interpretado por José Wilker. Seus integrantes são quadrinistas que se juntaram sob a mesma bandeira para produzir tramas ambientadas em sua própria região, dando origem a um universo de quadrinhos brasileiros.
O GIBI
Acreditamos que é possível incentivar o processo criativo, despertando a percepção, o hábito da leitura e o espírito crítico através das histórias em quadrinhos. Sempre uma mídia didática, acessível e de baixo custo, através dos tempos, os quadrinhos continuam evoluindo para várias linguagens e formatos. Buscando trazer este universo ao campo regional, a Capa Comics visa mostrar que qualquer realidade pode ser inspiradora e estar no gibi.
Com a missão de fazer um resgate cultural, criamos nosso próprio gibi impresso e independente. Nos lançamentos, as revistas são distribuídas gratuitamente e os eventos ainda contam com várias atrações e bate-papos. Posteriormente, os exemplares são vendidos a um preço módico para o financiamento da edição seguinte. O conteúdo da revista impressa é interligado com o do site integrando as mídias.
A UNIVERSA CAPA COMICS
O cenário brasileiro de quadrinhos foi, por muitos anos, dependente das produções exteriores. Poucos conhecem a produção nacional nessa área, exportamos artistas, mas as ambientações invariavelmente acabam refletindo um cotidiano diferente do nosso, uma realidade estrangeira.
Na Baixada Fluminense esse quadro não é diferente. Os fãs de arte sequencial sejam quadrinhos, tirinhas ou graphic novels, possuem pouco material que seja ligado ao ambiente em que vivem. Por que todo super-herói tem que nascer nos EUA? Por que todo super-vilão tem que atacar Nova Iorque? Nos quadrinhos estrangeiros, as histórias que se ambientam no Brasil quase sempre se dão em