Ensaio de Dobramento
INTRODUÇÃO
O ensaio de dobramento é utilizado para análise da conformação de segmentos retos de seção circular, quadrada, retangular, tubular ou outras em segmentos curvos. O dobramento é bastante utilizado na indústria de produção de calhas, tubos, tambores e de uma grande variedade de elementos conformados plasticamente. No dobramento de uma chapa, devem-se analisar parâmetros como o encruamento do material e o raio mínimo em que este pode ser dobrado sem que ocorra a ruptura, o retorno elástico do dobramento após a retirada da carga e a formação de defeitos na região dobrada.
COMO É FEITO O ENSAIO DE DOBRAMENTO
O ensaio de dobramento fornece uma indicação qualitativa da ductilidade do material. Consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo e seção circular, retangular ou quadrada, assentado em dois apoios afastados a uma distância especificada. Através do cutelo é aplicada uma força perpendicular ao eixo do corpo do prova, até que seja atingido um ângulo desejado, que é geralmente 90,120 ou 180º. Se na zona tracionada o material não apresentar trincas ou fissuras ele está aprovado. Ensaio de dobramento.
PROCESSOS DE DOBRAMENTO
Há dois tipos de dobramento o livre e o semiguiado:
Dobramento Livre: É obtido pela aplicação da força nas extremidades do corpo de prova.
Dobramento livre.
Dobramento semiguiado: Vai ocorrer o dobramento numa região especificada pelo cutelo.
Dobramento semiguiado. ENSAIO DE DOBRAMENTO EM CORPOS DE PROVAS SOLDADOS:
O ensaio de dobramento em corpos de prova soldados, retirados de chapas ou tubos soldados, é realizado geralmente para a qualificação de profissionais que fazem solda (soldadores) e para avaliação de processos de solda.
CORPOS DE PROVAS SOLDADOS
Na avaliação da qualidade da solda costuma-se medir o alongamento da face da solda. O resultado serve para determinar se a solda é apropriada ou não para uma determinada aplicação.