Ensaio de dobramento
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS
RELATÓRIO DE ENSAIO DE DOBRAMENTO
Israel Soares Baia Filho - 12021004101
Ricardo da Silva Pereira - 11021005401
Belém 2013
Sumário
1. Introdução3
2. Objetivo4
3. Procedimentos Experimentais5 3.1. Material5 3.2. Equipamento5 3.3. Método6
4. Métodos e Tipos de dobramento.................................................7
5. Aplicabilidade....................................................................................9
6. Resultados e Discussões...............................................................10
7. Conclusão.11
8. Referências Bibliográficas12
1. Introdução
O ensaio de dobramento se caracteriza através de um esforço de flexão no corpo de prova, qualitativamente a ductilidade do material, e nos casos de ensaio de dobramento de juntas soldadas, este ensaio evidencia ainda a presença de defeitos de soldagens como a falta de fusão, inclusões metálicas e não metálicas e poros. É um ensaio de simples execução, podendo ser realizado em campo sem a necessidade de equipamentos especiais.
No ensaio, um corpo de prova de seção qualquer (circular, quadrada, retangular) é assentado entre dois apoios afastados a uma distancia especifica estabelecida em norma, e por intermédio de um cutelo, aplica-se uma força de flexão no centro do corpo de prova até que seja atingido certo ângulo de dobramento.A carga aplicada neste ensaio não é uma informação de grande relevância, sendo mais importantes o ângulo final do corpo de prova (pois determina a severidade do ensaio), e a característica final da face tracionada.
Quando a força aplicada provoca somente uma deformação elástica no material, dizemos que se trata de um esforço de flexão. Quando produz uma deformação plástica, temos um esforço de dobramento.Na verdade, flexão e dobramento são etapas diferentes da aplicação de um mesmo esforço, sendo a flexão