Ensaio de Dobramento
Coloca-se neste relatório uma breve descrição do ensaio de dobramento e flexão observado e executado no laboratório da UNISOCIESC, com o intuito de aprendizagem e descobrimento das propriedades mecânicas de determinados materiais. Consiste na apresentação do ensaio, colocando sua definição, aplicações, tipo do corpo de prova, processos e formas de efetuar o teste, equações matemáticas para calcular suas características mecânicas, e as definições do ensaio efetuado, tais como: objetivo, materiais a serem ensaiados, equipamentos usados, método utilizado, além de uma tabela para comparação dos resultados obtidos após o ensaio.
Palavras-chave: Ensaio. Propriedades Mecânicas. Materiais. Resultados.
SUMARIO
Desde o século XVIII, após o início da Revolução Industrial, o planeta teve uma séria mudança na sua forma de produção e fornecimento de produtos, visando cada vez mais aumentar a demanda para atender mais pessoas. Com isso, foram necessárias grandes reformas no jeito de se produzir, dentre elas entraram as máquinas operando no lugar dos humanos, fazendo assim uma produtividade maior, além de também, começarem a criar produtos que facilitariam a vida no dia-a-dia da humanidade, tais como transportes motorizados, aparelhos de utilidade doméstica, médica e industriais.
Claro que com essa evolução, problemas decorrentes viriam a aparecer, tais como a durabilidade de um trilho de trem, que com certeza, como um dos principais meios de transporte da época, um acidente ocorrido causaria uma grande catástrofe, além de outros problemas como o caso de poder atravessar rios, ravinas, entre outros obstáculos pelo ar, com isso foram criado às pontes, mas como garantir que tal ponte poderia suportar um trem de toneladas atravessá-la sem ocorrer nenhum dano? Então entra o ensaio de