Estudo Dirigido
2. Qual a função da histona H1 na fibra nucleossômica de 110 angstrons? A histona H1 tem papel na organização da cromatina ocupando lugar na região entre os nucleossomos, forçando o material a outro tipo de compactação, em estruturas secundárias helicóides, denominadas solenóides. O solenóide corresponde à compactação de 6 a 7 nucleossomos.
3. Explique por que você é considerado um organismo diploide. Somos considerados organismos diploide, pois temos, nas nossas células somáticas, duas cópias de cada cromossomo, uma vinda do pai e outra da mãe. 4. O feijoeiro-comum é uma espécie diploide com 22 cromossomos nas suas células somáticas. Estes cromossomos são todos diferentes quanto à morfologia? Justifique sua resposta. Quando se diz que uma espécie é diploide, ela possui duas cópias de um cromossomo em seu núcleo. Estes estão em pares, vindo um do progenitor masculino, e o outro do feminino. Cromossomos de um mesmo par possuem a mesma morfologia. Com isso os cromossomos não são todos diferentes um do outro.
5. Em relação ao número de cromossomos, qual a diferença entre uma célula somática e um gameta de um organismo diploide? Caixa de texto: A Uma célula somática possui duas cópias de cada cromossomo, sendo diploide (2n). Um gameta possui apenas uma cópia de cada cromossomo em seu núcleo, sendo, portanto haploide (n) e possuindo apenas metade dos cromossomos de uma célula somática.