Ensaio de compressão e torção
Ensaio de compresso não é muito utilizado na metal mecânica.
Usado em F°F°, pedra, madeira, concreto, e produtos acabados molas e tubos.
Submetido a força axial para dentro no ensaio e tende a provocar o encurtamento do corpo.
Se o meterial for frágil, o ensaio é levado até a ruptura. Se o material for dúctil o ensaio é interrompido quando houver deformação lateral do corpo de prova.
Deforrmação elástica e depois plástica.
Na deformação elástica o corpo de prova volta ao normal e na plástica o corpo de prova sofre deformação permanente.
Limites do ensaio de compressão se dão pelas dificuldades de medição das propriedades avaliadas nesse tipo de ensaio. Os valores númericos são de dificil verificação e isso pode causar alguns erros.
Um problema que acontece nesse ensaio é o atrito entre o corpo de prova a as bases da máquina de ensaio, a deformaçao lateral do corpo de prova é barrada pelo atrito do corpo de prova e a base da máquina, para diminuir um pouco este problema temos que revestir as bases inferior e superior do corpo de prova com materiais lubificantes como a parafina, teflon ou graxa.
Outro problema que pode acontecer é a flambagem.
Flambagem: encurtamento do corpo de prova com comprimentos maiores, para garantir a flambagem devemos garantir o paralismo.
Ensaio de compressão em materiais dúcteis vai provocar uma deformação lateral apreciável que continua até que o corpo de prova se transforme em um disco sem que ocorra ruptura.
O ensaio de compressão em materiais dúcteis fornecem somente as propriedades mecânicas referentes a zona elástica como limite de proporcionalidade, de escoamento e o modulo de elásticidade.
Ensaio de compressão em materiais frágeis tem como única propriedade mecânica o limite de resistência a compressão.
Limites de resistencia a compressao: LR = F máx/So
Ensaio de compressão em produtos acabados:
Tubos = mede-se a distancia final entre as extremidades e verifica-se o aparecimento de