Pinos
Com uma indústria moderna cada vez mais competitiva, o conhecimento das matérias primas tornou-se um fator de grande relevância para os projetos mecânicos. Usar o material adequado para a fabricação de um componente, garante não apenas que o mesmo estará dimensionado e não falhará, mas também que o projeto poderá ser realizado utilizando-se um material que proporciona reduções de custos para a fabricação, tornando o item mais competitivo no mercado. Este trabalho propõe um estudo dos principais ensaios mecânicos, como: tração, torção, dureza, entre outros.
O ENSAIO METALOGRÁFICO NO CONTROLE DE QUALIDADE
Genericamente o Controle de Qualidade de um produto metalúrgico pode ser:
⦁ dimensional
⦁ estrutural
Dimensional, como o próprio nome indica, é aquele que se preocupa em controlar um determinado produto em geral acabado ou semi-acabado, quanto às suas dimensões físicas. Este campo também é denominado de Metrologia. O controle estrutural preocupa-se com o material que forma a peça, sua composição, propriedade, estrutura, aplicação, etc. Classifica-se em:
a) Ensaios físicos: destrutivos e não destrutivos
b) Análise química
c) Ensaio metalográfico.
d) Ensaios especiais
ENSAIOS DESTRUTIVOS
Os ensaios destrutivos são entendidos como aqueles que deixam algum sinal na peça ou no corpo de prova submetido ao mesmo, ainda que estes não fiquem inutilizados. Pode-se citar como ensaios destrutivos os seguintes:
⦁ Ensaio de tração
⦁ Ensaio de compressão
⦁ Ensaio de cisalhamento
⦁ Ensaio de dobramento
⦁ Ensaio de flexão
⦁ Ensaio de torção
⦁ Ensaio de dureza
ENSAIOS NÃO-DESTRUTIVOS
Os ensaios não destrutivos são entendidos como aqueles que após serem realizados, ao contrário dos destrutivos, não deixam nenhuma marca ou sinal na peça ou corpo de trabalho, portanto não inutilizando-os. Por este fato, estes ensaios são utilizados para a detecção de falhas em produtos acabados e semi acabados. São exemplos de ensaios não destrutivos os