Pinos
Pinos
É uma peça geralmente cilíndrica ou cônica, oca ou maciça que serve para alinhamento, fixação de potência.
Os pinos se diferenciam por suas caracteristicas de utilização, forma, tolerâncias dimencionais, acabamento superficial, material e tratamento térmico.
Tipos de pinos * Pino cilíndrico paralelo: É feito de aço-prata ou similar, e é temperado, revenido e retificado e retificado. Pode resistir a grandes esforços transfersais e é usado em diversas montagens, geralmente associado a parafusos e prisioneiros. * Pino de segurança: É fabricado de St50, St60 ou similar e sem têmpera. É usado principalmente em máquinas-ferramentas como pino de cisalhamento, isto é, em caso de sobrecarga esse pino se rompe para que não quebre um componente de maior importância. * Pino de união: É fabricado de St40, St50 ou similar e tem funções secundárias como em dobradiças para caixas metálicas e móveis. * Pino cônico: Feito geralmente de aço-prata, é temperado ou não é retificado. Tem por diâmetro nominal menor, para que se use a broca com essa medida antes de calibrar com alargador. * Pino estriado: A superfície externa do pino estriado apresenta três entalhes e respectivos rebordos. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de pinos. O uso destes pinos dispensa o acabamento e a precisão do furo alargado. * Pino tubular: Também conhecido como pino elástico, é fabricado de fita de aço para mola enrolada. Quando introduzido, a fenda permanece aberta e elástica gerando o aperto.
* Cupilha ou contrapino: Trata-se de um arame de secção semicircular dobrado de tal formada a obter-se um corpo cilíndrico e uma cabeça. A cupilha é usada principalmente para travar porcas-castelo.
Especificação * Para especificar pinos e cavilhas deve-se levar em conta seu diâmetro nominal, seu comprimento e função do pino, indicada pela respectiva norma.
Exemplo: Um pino de diâmetro nominal de 15mm, com comprimento de