ensaio não destrutivo
Nos séculos passados, como a construção dos objetos era essencialmente artesanal, não havia um controle de qualidade regular dos produtos fabricados. A qualidade era avaliada pelo uso.
Atualmente, entende-se que o controle de qualidade precisa começar pela matéria-prima e deve ocorrer durante todo o processo de produção, incluindo a inspeção e os ensaios finais nos produtos acabados.
Na metal mecânica este controle de qualidade é realizado nos materiais através de ensaios para que se possa verificar se eles apresentam as propriedades que os tornarão adequados ao seu uso.
Os ensaios mecânicos dos materiais são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas técnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos de solicitação. Os ensaios mecânicos podem ser realizados em protótipos ou em corpos de prova.
•Protótipo: versão preliminar de um produto, produzida em pequena quantidade, e utilizada durante a fase de testes.
•Corpo de Prova: amostra do material que se deseja testar, com dimensões e forma especificadas em normas técnicas.
Onde são feitos os ensaios? Os ensaios podem ser realizados na própria oficina ou em ambientes especialmente equipados para essa finalidade: os laboratórios de ensaios;
Por meio dos ensaios realizados em oficina não se obtêm valores precisos, apenas conhecimentos de características específicas dos materiais.
Os ensaios podem ser do tipo destrutivos e não destrutivos. O ensaio mais focalizado será o destrutivo.
Ensaios Destrutivos
Definição: Ensaios destrutivos são aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados.
Tipos de ensaios