Ensaios Não destrutivos
Alunos:
Amanda Morais Ricarte
Jéssica Lais Barreto Maia
Kesiah Carine de Almeida
Romoaldo Izidoro de Oliveira
Curso: Engenharia Civil – 7ºP
Professor: Ivan Franklin Junior
Passos - 2014
Conteúdo
Ensaios Não Destrutivos
OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo o estudo e compreensão dos principais métodos de Ensaios Não Destrutivos (END) existentes. Além de analisar fatores como suas vantagens, métodos de operação, e os principais métodos para estruturas de concreto, buscou-se fazer um panorama da situação dos END na construção civil em território nacional e apresentar as Normas Técnicas da ABNT que discutem sobre o tema.
1 INTRODUÇÃO
A ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) classifica os END (Ensaios Não Destrutivos) como sendo técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.
Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros. Eles contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.
Os END servem como fator de competitividade para as empresas que os utilizam, contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução do custo, para a preservação da vida e do meio ambiente, entre outras.
Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas (TRINDADE, 2007).
Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens