Ensaios destrutivos e nao destrutivos
Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos
Professor: Sérgio Soares Mendes
Aula 01 e 02
1.0 – Introdução
O termo Ensaio está relacionado à prova ou experiência com o fim de verificar o desempenho de alguma coisa. No que diz respeito a Ensaios
Mecânicos, temos duas classificações básicas, Ensaios Destrutivos e Ensaios não Destrutivos.
1.0 – Introdução
Ensaio destrutivo é qualquer tipo de ensaio no qual o corpo de prova fique inutilizado após a realização do mesmo, ou seja, ocorram alterações permanentes nas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais.
Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção e constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeção.
2.0 – Objetivo dos Ensaios
Todo material utilizado para algum fim, seja na indústria, comércio, residencial ou laser, deve ter suas características atestadas a fim de garantir a segurança das pessoas e das instalações. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos de solicitação.
2.1
Onde são Feitos os Ensaios
Os ensaios podem ser realizados na própria oficina, em campo ou em ambientes especialmente equipados para essa finalidade: os laboratórios de ensaios.
Os ensaios fornecem resultados gerais, que são aplicados a diversos casos, e devem poder ser repetidos em qualquer local que apresente as condições adequadas.
2.1
Onde são Feitos os Ensaios
Ensaios realizados em oficina:
Ensaio por lima - É utilizado para verificar a dureza por meio do corte