Ensaios Destrutivos
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
ENSAIOS MECÂNICOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS MECÂNICOS DESTRUTIVOS
Experiência realizada em laboratório como parte complementar as aulas teóricas no dia 20/07/2013 orientada pela Profª. Karine Gomes .
INTRODUÇÃO
Os Ensaios Mecânicos Destrutivos são procedimentos padronizados que compreendem testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com as normas técnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto já fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situações que simulam os esforços que eles vão sofrer nas condições reais de uso, chegando a limites extremos de solicitação.
Os ensaios podem ser realizados em protótipos, no próprio produto final ou em corpos de prova e, para serem confiáveis, devem seguir as normas técnicas estabelecidas.
1. DEFINIÇÃO
Ensaios destrutivos são aqueles que deixam algum sinal na peça ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes não fiquem inutilizados. É por meio dos ensaios mecânicos que se verifica se os materiais apresentam as propriedades que os tornarão adequados ao seu uso. Dessa forma, tem-se o controle de qualidade do produto, garantindo assim confiabilidade e segurança para o cliente.
Exemplos de ensaios destrutivos: tração, compressão, cisalhamento, dobramento, flexão, embutimento, torção, dureza, fluência, fadiga e impacto.
2. TIPOS E FORMAS DE APLICAÇÕES
ENSAIO DE TRAÇÃO - O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço axial que tende a alongá-lo até a ruptura. Este ensaio permite conhecer como os materiais reagem ao esforço de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompe. É realizado em máquinas de ensaio que aplicam uma força axial no corpo de prova, fazendo com que se deforme