Resumo Filme Em Nome de Deus
O filme "Em Nome de Deus", acontece no século XII, Idade Média, também conhecida como Idade Medieval ou Idade das Trevas, que se tornou o período mais longo da historia, onde predominaram a irracionalidade e o bloqueio dos avanços das ciências, em conseqüência da manipulação da igreja.
Nessa época o rei tinha o poder descentralizado. A Igreja era soberana, tinha poder total e absoluto e recebeu o título de Igreja Católica Apostólica Romana. Tudo era pecado, as mulheres tinham a função somente da procriação. Nesse período é instituída a primeira lei institucionalizada, a Lei da Inquisição: quem cometia a heresia, chamado erético, era julgado impiedosamente pelo Santo Oficio.
Os fatos narrados pelo filme ocorrem na França, onde revelam uma bela e dramática historia de amor entre Abelardo e Heloisa. Ele, professor de filosofia da Escola de Norte Dame, que declarou votos de castidade a Igreja e ela, uma bela mulher, discípula e erudita da aristocracia, sobrinha de um importante Cônego, Fulbert. A princípio, Heloisa vivia num convento e, além de dominar duas línguas, o latim e o grego, questionava alguns aspectos da doutrina da Igreja, usando um senso crítico bem avançado e corajoso para a época. O amor dos dois esbarrou nos duros conceitos da época, que não dava abertura para o desejo, bem como não concebia que Abelardo mantivesse relações amorosas. Mesmo assim, os dois desafiaram o próprio Clero, mantendo uma relação clandestina, onde ele quebra seu juramento com Deus para assumir seu amor, têm um filho e quando descobertos sofrem repressão e discriminação. Por fim, são separados pelas circunstancias, Abelardo, por ter tido seu órgão viril retirado violentamente, por ordem de Fulbert, toma como castigo de Deus, reassume sua fé e seu voto, retomando suas atividades de professor de filosofia. Já Heloisa, volta para o convento. Os dois são separados pela força do Clero para o resto das suas vidas, porém o imenso amor dos dois permaneceu para sempre.