Resumo do filme "Em nome de Deus"
O filme é baseado em fatos do século XII, onde Heloise e professor Abelard se apaixonam, mas precisam manter esse relacionamento escondido devido a pressão do celibato.
Abelardo é um filósofo e professor de Paris, que vive sobre os preconceitos rigorosos da igreja.
Heloísa é levada do convento onde morava para ir com o seu tio Fulbert, onde conhece Abelardo. Abelardo se torna tutor de Heloísa e com o tempo e os dois vão descobrindo o amor. Um dos problemas surge porque Abelardo tinha voto de castidade e era um homem de muita fé (mesmo tendo idéias revolucionárias), mas o sentimento por Heloísa foi maior, e contra tudo e todos, eles se mantiveram juntos.
A notícia do romance começa a circular, então o tio da garota, que por ser ganancioso esperava casá-la com um homem rico, quer acabar com a felicidade desse casal.
Neste meio tempo, Heloisa descobre estar grávida e temendo pela reação do tio escreve a Abelardo contando sobre o filho que iria ter. Os dois combinam como fugir de Paris e Abelardo a leva para casa de sua irmã, onde a deixa para retornar a Escola de Notre-Dame.
O filho do casal nasce, chamado Astrolábio que fica aos cuidados da irmã de Abelardo, e então os dois se casam escondido, depois retornam a Paris. Heloísa depois de muito tempo volta para o convento para se esconder de seu tio, por influência de Abelardo, ate que ele consiga convencer ao povo de que um professor pode casar, e continuar lecionando. Porém o tio Fulbert o castiga, castrando-o.
Após recuperar-se do castigo, Abelardo entra para uma ordem, tornando-se Padre einstiga Heloisa a fazer o mesmo. E os dois passam o resto de suas vidas em conventos.
2. Conclusão.
O filme nos mostra como a sociedade da época via a mulher de forma inferior, tanto na sua liberdade de escolher seu parceiro como na possibilidade de adquirir o conhecimento do mundo.Também retrata, de forma bem evidente, que a igreja busca instruir, mas de uma forma bem