Resumo do Filme Em nome de Deus
Departamento de Educação - CAMPUS XII
Colegiado do Curso de Administração
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Docente: Vânia Montalvão
Discentes: Alessandra Rodrigues Diêgo Câmara Marcia Barbosa Thiago Costa Tiago Martins
Conforme proposto pela professora Vânia Montalvão, ministrante da disciplina Metodologia do Trabalho Científico à turma do primeiro semestre, do curso administração de empresas da Universidade Estadual da Bahia Campus XII, baseado no filme “Em Nome de Deus”, dirigido pelo Diretor Clive Donner, gravado em 1988 na Inglaterra e distribuído pela editora Nobre, tendo como objetivo analisar o mesmo.
O filme Em Nome de Deus se passa no Século XII, é baseado em fatos reais, protagonizados pelos atores Kim Thompsom e Derek de Lint, conta a história de amor entre Heloise (Kim Tompsom) e Abelard (Derek de Lint), se passa na Paris antiga, meio onde a igreja católica tem poder soberano. Heloíse jovem educada em um convento tem a natureza questionadora, uma visão ampla de mundo e se mostra bastante inteligente; se apaixona por Abelard, 20 anos mais velho, professor e filósofo da primeira universidade livre da França, (a catedral de Notre-Dame), que buscava seguir com rigor os preceitos da igreja, como por exemplo o celibatário, ao conhecer Heloíse se ver diante de uma situação complicada entre as crenças e seus desejos carnais.
O amor dos dois, não bastasse às limitações já existentes, ainda tinha como contraponto o tio de Heloíse, o Cônego Fulbert, que via na sobrinha a oportunidade de melhorar sua posição social. A união dos dois foi impedida por este, que chegou a incitar a castração de Abelard, porém esse amor já havia gerado um fruto, o filho dos dois, que Heloísa o batizou com o nome de Astrolábio.
A castração é recebida por Abelard como punição de Divina e ele pensando em uma reconciliação com o mesmo, resolve torna-se padre e aconselha Heloíse a se tornar