Ensaios destrutivos
ENSAIOS DESTRUTIVOS
CURITIBA
2012
1.SUMÁRIO
2. INTRODUÇÃO ...............................................................................................2
3. ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL ...............................................................3
4. ENSAIO DE IMPACTO....................................................................................5
5. ENSAIO DE TRAÇÃO ....................................................................................8
6.CONCLUSÃO ..................................................................................................9
2.INTRODUÇÃO
Este relatório irá abordar sobre três tipos de ensaios destrutivos, dureza Rockwell, tração e impacto Charpy. Quais os procedimentos adotados para cada teste, qual a finalidade, resultados e as conclusões obtidas destes.
2
3.ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL
O ensaio de dureza Rockwell é o mais comumente utilizado, pois é um ensaio simples que não exige um grande conhecimento para executá-lo.
O teste consiste na aplicação de força na superfície do material, por meio de penetradores, estes podendo ser esferas de aço endurecidas com variados diâmetros, e um penetrador cônico de diamante usado para materiais de maior dureza.
A medida de dureza do material será medida pela profundidade da indentação, ou seja, o quanto a esfera de aço ou ponta de diamante penetrou na superfície da peça. Mas para obtenção da dureza é importante a escolha do penetrador e a escala de carga adequados ao tipo de material a ser estudado, pois se a carga e o penetrador não forem corretos poderá haver a quebra do penetrador , uma medida de dureza totalmente incorreta ou também a perda do corpo de prova.
A escala do teste é