PONTUAÇÃO
Introdução
Logo na primeira tele aula sugerida pelo professor Thiago, vimos a importância de testar a qualidade dos materiais antes de usa-los. Como é feito nas industrias, antes de qualquer material seja fabricado há um teste para aprovar a qualidade daquele material.
Esse teste é chamado de ensaio. Mas o que é na verdade um ensaio de material??
Ensaio consiste em examinar em detalhes cada característica de uma peça, material ou produto. Vimos a importância de fazer ensaios em materiais para sabermos se ele é ou não resistente para a função na qual ele foi designada.
Nas 25 tele aulas propostas, vimos as varias maneiras de testar (fazer ensaios) em diversos materiais, cada um de acordo com o padrão que a qualidade exige.
Hoje, existem várias tecnologias para fazerem esses ensaios, mas no passado os ensaios feitos nesses materiais era nada mais que o uso prolongado do objeto em questão.
Em todo material há um esforço sobre ele, seja em uma raquete de tênis, ou uma gangorra para crianças brincarem. E todos esses esforços afetam os materiais de alguma forma, seja por tração, por compressão, por torção, por cisalhamento, ou por flexão. Os ensaios servem para ver se o material vai suportar o esforço que ele vai receber.
Os ensaios são procedimentos padronizados que consiste em testes, cálculos, gráficos e consultas a tabelas. Alguns ensaios podem ser feitos na própria oficina na qual foi fabricada, outros tem que ser feitos nos laboratórios de ensaios, que são especialmente equipados para isso.
Quando as peças vão ser fabricadas, primeiramente é feita um protótipo, que é uma peça feita para se fazerem os ensaios, antes de começar a produção em escala. Esse protótipo é diferente do corpo de prova, que é uma amostra do material usada na fabricação do produto.
O uso do corpo de prova é mais indicado onde o resultado do ensaio vai ser comparado as especificações de