O professor líder
Justificativa:É de grande importância discutir um tema tão importante, para o dia a dia do professor, já que ele terá que exercer os vários tipos de liderança na sua prática.
O Professor líder
Muitos são os tipos de liderança, e cada uma tem as suas particularidades, mas alguns pontos tem que ser observados quando se trata desse assunto; um deles é a competência interpessoal. Conviver não é uma tarefa fácil ainda mais quando se fala em exercer essa arte em grupo, a dificuldade multiplica pelo números de integrantes. E o líder precisa ser alguém bem treinado e disposto a se arriscar pois não saberá o que irá encontrar pela frente. Quando se pensa em pessoas não se pode esquecer que cada um tem a sua história, seus motivos, sua forma de ver a vida,sua forma de se expressar enfim, ninguém é tão previsível que possa oferecer um manual ensinando como lhe dar com ele. Sendo o ser humano tão complexo, muitos também são os perfis do líder, existe aquele que é autoritário e só importa a opinião dele,existe o passivo que não tem domínio sobre o grupo e deixa fazerem dele o que bem entenderem,tem aquele que deixa as coisas acontecerem por si. Tem a liderança delegada e a liderança inata, na primeira, alguém elege o líder e esse tem o título mesmo não exercendo a função propriamente dita, já na segunda o líder exerce a influencia mesmo não tendo o título. Para o professor é de extrema importância saber e procurar entender sobre os relacionamentos interpessoais e a liderança. Em sala de aula ele terá que exercer sua liderança sobre os alunos e precisará ser sábio tanto para não ser mandado pelos alunos quanto para não ganhar a antipatia deles.
É muito importante o professor saber a hora de mandar a hora deixar que o “grupo” tome suas decisões próprias, a hora de não levar para o lado pessoal algumas atitudes sempre