importancia da motivacao
1. Introdução.
O trabalho do professor constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadão activo e participante na família, no trabalho, nas associações de classes, na vida cultural e política.
Este presente trabalho vai debruçar, acerca do papel do professor, características e a sua ética profissional, isto porque é uma actividade fundamental social, que contribui para formação cultural e cientifica do povo, tarefa indispensável para outras conquistas democráticas. O professor existe porque aluno. A sua actividade está, assim, centrada sobre o aluno que ele deve apoiar na tarefa de se fazer pessoa, para que seja um facilitador de aprendizagem.
2. Conceito
O professor é, assim facilitador do processo de ensino aprendizagem, é aquele que funciona um ambiente em que se promove a curiosidade, o pensamento crítico, a independência intelectual, autoconfiança nos alunos
O professor é também, de acordo com os preceitos do estatuto, não apenas, para instruir, mas também para educar, não apenas para exercer as funções dentro das paredes da escola, mas, ainda para alargar a sua acção á própria comunidade. Ele é chamado assim para uma acção educativa total; são lhes atribuídas múltiplas funções, norteando por essa exigência da formação e realização integral dos alunos.
Segundo Manuela Teixeira ( 2005, p. 110), professor é, apenas um entre vários actores do processo educativo, a sua formação pode considerar-se como uma profissão eminentemente relacional.
3. Papel do Professor
De facto, o professor pode ter um papel extremamente importante no processo pelo qual o aluno conquista a confiança entre si própria. Dessa confiança nas suas capacidades dependerá, em boa parte, atitude que, como adulto, ele vier a assumir perante a vida, dessa auto-confiança, muito possivelmente, dependerá a sua