comunicaçao visual
Salvador-BA 2013
(Sintaxe da Linguagem visual)
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Martins Fontes, 2003. (Cap.2.). composição: Fundamentos Sintáticos do alfabetismo visual.
Na parte escrita o sinônimo de “sintaxe” é construção, e para construção desse sinônimos na parte escrita são utilizados arranjos, combinações e disposição das palavras nas frases. Com embasamento nessa afirmação e que partimos para nosso tema que e a sintaxe da linguagem visual, e para gerar nossa construção na parte visual necessitamos da percepção visual.
A abordagem do capitulo 2, começa com a percepção do equilíbrio, mostrando a necessidade dos homens em se manter em equilíbrio, e demonstrando também que o equilíbrio e a referencia visual mais forte e mais firme do ser humano, não só falando do equilíbrio estático e sim também do processo de ajustamento de peso e contrapeso em relação a uma base estável, as imagens que tem um eixo horizontal são as imagens que mas passas estabilidade e equilíbrio pois esse eixo traz a sensação de segurança.
Em seguida o livro deixa a parte do equilíbrio para trás e parte para o oposto do estável que é a estabilidade denominado, no livro de tensão, o primeiro exemplo de tensão que o livro dar e o circulo pois seja como for que olhemos para ele percebemos a estabilidade, e ao contrario do equilíbrio a tensão tem o papel de desperta a percepção visual e tirar o ser humano um pouco da sua zona de conforto e estabilidade causado assim um enterre ser em ver aquela imagem melhor. O aguçamento que também e abordado no livro de DONDIS,Donis A. tem quase o mesmo papel que a tensão só que o aguçamento e causado quando em uma composição harmoniosa acontece um surpresa ou algum efeito que ninguém esperava em ver ali naquele lugar já o nivelamento que e oposto de aguçamento e um composição harmoniosa onde encontramos