Estrutura e o
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Unidade Anhanguera Pirituba.
Curso: Pedagogia.
Disciplina: Estrutura e Organização da Educação Brasileira.
Participantes do grupo: Nome: RA: Email:
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
São Paulo, 24 de abril de 2013.
INTRODUÇÂO
Nosso objetivo com este trabalho é analisar e debater as referências do sistema de ensino brasileiro e suas responsabilidades e se o Brasil tem ou não um único sistema de ensino, e qual a incumbência em cada sistema.
Em meados dos anos 80 com o final da ditadura, surgiram vários movimentos políticos dando inicio assim a democracia. Então nesse período foi promulgada a Constituição de 1988, e logo após começou a elaboração da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) que é a mais importante lei brasileira no que se refere a educação, e foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9.934/96, mas tem por obrigação seguir a Constituição Federal de 1988.
Também serão abordados os problemas da educação pública brasileira em todos os seus níveis e modalidades e a quem cabe cada responsabilidade.
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
Para alcançar a estrutura de ensino no Brasil, foi necessário uma serie de mudanças que ocorreram durante a história da educação brasileira. No início o sistema favorecia somente a classe social mais elevada (os ricos), desfavorecendo assim a maioria da população (os pobres).
Em meados dos anos 80 com o final da ditadura e com o surgimento de vários políticos criou-se assim o regime democrático e durante esse período foi criada a Constituição Federal de 1988 e pouco e alguns anos depois para o aperfeiçoamento e a melhoria da educação foi criada a LDB (Lei de Diretrizes e Base), que procurou estabelecer uma educação igual para todos.
De acordo com o titulo