Estruturas
Este trabalho tem por objetivo fazer uma breve apresentação acerca do tema estrutu-ras, abrangendo para o conceito na Engenharia Civil, que no campo das estruturas abraça um vasto campo de matérias como a física, a matemática aplicada, resistência dos materiais e até mesmo a computação que é um dos grandes avanços que vem auxiliando os engenheiros no processo de dimensionamento estrutural
A análise de estruturas abrange estudos do comportamento de edifícios, pontes, ca-sas, barragens, entre outros. A sua análise pressupõe basicamente o estudo das forças resultan-tes nos elementos, como o esforço axial, os momentos fletores e o esforço de corte, com base nas forças atuantes. E é com base nesta análise que se define os tipos de estruturas a serem utilizadas. Neste trabalho consta os diversos tipos de estruturas usuais na engenharia, bem como sua classificação, vantagens e desvantagens quanto as suas aplicações, um breve contexto histórico e as grandes inovações que facilitam e agilizam os processos construtivos.
SUMÁRIO
7 conclusão ........................................................................................................ 24
REFERÊNCIAS
anexos
1 INTRODUÇÃO
Estrutura é “o conjunto das partes de uma construção que se destinam a resistir car-gas; armação; esqueleto; arcabouço”. (Dicionário A. B. de Holanda)
“Estrutura, em arquitetura, é o sistema material da edificação capaz de transmitir cargas e absorver esforços, de modo a garantir a estabilidade, a segurança e a integridade da construção, cooperando na sua organização espacial e na sua expressão, mediante o adequado emprego dos materiais, das técnicas, dos processos e dos recursos econômico-financeiros”. (Prof. Erico Weidle – UnB)
Independente do tipo da engenharia, seja ela a engenharia civil, mecânica, aeronáuti-ca, naval, etc, as estruturas comportam-se da