Análise e desenvolvimento de sistemas
Efeito estufa é uma propagação de calor.
Calor é uma energia térmica que se propaga de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura essa propagação ocorre de três maneiras: condução, convecção e irradiação.
Condução térmica
Condução térmica é um dos meios de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos, e é a propagação do calor por meio do contato de moléculas de duas ou mais substâncias com temperaturas diferentes (metais, madeiras, cerâmicas, etc...). Ocorre a propagação de calor sem transporte da substância formadora do sistema, ou seja, através de choques entre suas partículas integrantes ou intercâmbios energéticos dos átomos, moléculas, e elétrons.
Os metais, devido à elevada condutividade térmica, são excelentes meios de propagação de calor. Os gases e alguns sólidos, que possuem baixa condutividade térmica, são péssimos meios de propagação de calor.
Para explicar a propagação de energia térmica por condução, vamos pegar um exemplo bem simples: imaginem uma barra de ferro em temperatura ambiente, segure-a em uma de suas pontas, aproxime a outra a uma chama de fogo. A barra não ficará quente de uma vez, irá aquecer primeiro a ponta mais próxima da chama depois de um tempo a barra estará na mesma temperatura que a chama.
Em fluidos (líquidos e gases) também ocorre transferência de calor por condução, porém nestes o aumento da temperatura provoca uma alteração na densidade do fluido na parte mais quente, o que provoca uma movimentação macroscópica. Esse deslocamento que surge entre a parte do líquido mais quente e a mais fria aumenta a velocidade de transporte de energia térmica. A este fenômeno dá-se o nome de convecção.
Pode-se determinar o fluxo de calor transportada por condução pela Lei de Fourier:
A expressão acima aplica-se ao caso unidimensional, quando há gradiente de temperatura apenas na direção x.
Caso se conheça as temperaturas de duas