Resumo - ETICA - UMA PRIMEIRA CONVERSA
Capítulo 1: As aventuras de uma palavra
A palavra ética vem do grego “éthos” que significa “hábitat”, que seria a maneira que uma espécie animal “habita o mundo”. O éthos dos pássaros seria voar, cantar, ciscar dentre outras atividades. Em grego, éthos pode significar também “caráter” de uma pessoa, a maneira como ela “habita o mundo”, relacionando muito isso com “costumes”.
Indo um pouco mais à frente, chegaremos ao verdadeiro sentido da palavra ética. Ética tem origem diretamente do adjetivo “Ethiké” derivado de éthos. Ethiké, ao pé da letra é traduzido por “comportamental”.
Os romanos, para traduzir ethiké em latim, ele inventou o termo “moralia”, que quer dizer os “dados morais”. Dessa formal, a tradução de ethiké para o latim significa moral. Mas ética e moral não tem o mesmo significa, mas caminham lado a lado.
A palavra ética seria a forma como as pessoas se comportam em determinados povos ou determinadas tribos.
Capítulo 2: Um domínio sem fronteiras
Então como aplicamos a ética? Quando levamos em consideração a palavra ética temos que relacionar como devemos agir. O seu modo de agir tem que ser condizentes com as regras de seu povo ou tribo, mas sempre pensando no próximo. Um filósofo francês chamado Jean-Paul Sarte afirmou: “Escolhendo-me, escolho o homem.”, essa frase expressa bem o posicionamento dele em relações as pessoas que só pensam em si. Analisando a frase dividindo-a em dois blocos temos “Escolhendo-me...”, isso significa tomar decisões pensando so em si próprio. “...escolho o homem.”, que significa estou decidindo, no limite, pela humanidade inteira. Resumindo, todos nossos atos são refletidos e podem ser seguido de exemplo para uma sociedade inteira.
Utilizando um exemplo bem “sutil”, se em um jogo trapaceamos ou desobedecemos alguma regra, significa que todos os outros podem trapacear, tornando o errado o certo.
Podemos distinguir a ética em duas