Trabalho de Sociologia
VIDA
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, na França) no dia 15 de abril de 1858, tendo vivido até 15 de novembro de 1917, quando morreu em Paris. Além de ser considerado o pai da Sociologia moderna, é também o pioneiro da sociologia da educação. Viveu em uma família muito religiosa: seu pai era um rabino. Ele, entretanto, não quis seguir o caminho do pai. Desde jovem defendia o método científico para desenvolver o conhecimento. Para isso, procurou demonstrar que tudo tinha origem nos fatos sociais, conceito fundamental na sua obra.
OBRA
Principais obras:
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)
DURKHEIM
Fato Social
Emile Durkheim definiu fato social como um objetivo da sociologia, entendendo-o como “[...]todo os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interesse social”[..]No entanto, dessa forma poderíamos ver um fato social em todos acontecimentos; fixando que somente existe fato social quando há uma organização definidade. Em seus estudos, parte do pensamento que o individuo é produto da sociedade.
Consciência Coletiva, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, é um conjunto cultural de ideias morais e normativas, a crença em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vida psicológica do indivíduo.
Comte, o maior filósofo da humanidade, nasceu em Montpellier, no sul da França em 1798, nove anos após o início da Revolução Francesa e morreu em Paris em 1857.
A sua assombrosa inteligência foi logo reconhecida aos 16 anos de idade, em 1814, quando Napoleão Bonaparte abdica e é reestabelecida a monarquia a favor de Luiz XVIII, irmão de Luiz XVI, quando Comte entra para a Escola Politécnica.