Policia e sociedade
RELAÇÃO POLÍCIA-SOCIEDADE
Paulo Rogério Meira Menandro e Lídio de Souza
Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento
Universidade Federal do Espírito Santo
Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre as percepções de policiais militares em relação ao ingresso na carreira policial; à visão da população sobre a atividade policial; a aspectos polêmicos da relação polícia-sociedade; às sugestões para a melhoria do desempenho da instituição policial. Cem policiais militares homens, entre 20 e 52 anos, com tempo de serviço entre um e 15 ou mais anos, responderam um questionário com diversas questões abertas e fechadas sobre cada um dos temas. Os resultados confirmaram a percepção da visão negativa da sociedade em relação à atividade policial e revelaram que a percepção de situações contraditórias e paradoxais não garante a compreensão de suas múltiplas determinações, tanto que as sugestões de melhorias restringiram-se ao âmbito da própria instituição. Os resultados evidenciaram o predomínio, entre os policiais, de uma concepção nãoquestionadora da organização social e, por extensão, da relação políciasociedade.
Descritores: Polícia. Sociedade. Trabalho.
Profissionais da polícia.
Percepção
social.
A
polícia é o setor da administração pública oficialmente responsável pelo exercício do controle social e pela garantia da segurança pública. Por trás desses objetivos amplos e vagos esconde-se um conjunto de práticas cotidianas que deveriam implicar inúmeras contradições, pelo menos para o observador externo ao setor.
Tem sido mostrado que o policial, no exercício de suas funções, age a partir de uma lógica própria que pode implicar até mesmo em
Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.133 141, 1996.
133
Paulo Rogério Meira Menandro e Lídio de Souza
inversão dos formalismos legais (Menandro, 1979, 1982; Paixão, 1982;
Benevides, 1983; Pinheiro, 1983; Anistia